A imersão através da fotografia.
O projeto fotográfico Amanhe.Ser já nasce com o intuito de transbordar as barreiras fotográficas e artísticas que são limitadas a apenas um registro visual da modelo. Ele surge com um afinco de, através da fotografia e da arte (perceba que o movimento é contrário) promover uma recomposição da psiqué há muito vilipendiada por um sistema que objetifica e difama a imagem da mulher.
Eu, Edan. S, psicólogo e fotógrafo do projeto AmanheSer sou criador do método FotoVivência, considerando o uso de técnicas advindas da minha observação sociológica e principalmente de meus estudos referentes à psicologia e a sexualidade humana.
Assim, tento recriar em nosso home studio um setting terapêutico que promove uma recomposição interna resultante de uma reelaboração da beleza e da aceitação, bem como uma (des)construção do indivíduo, fazendo com que a cliente ali imersa consiga viver uma vida mais autêntica, positiva e livre de amarras da sociedade.
Podemos listar como resultado desse processo:
Imediata elevação da auto-estima;
Ressignificação da consciência corporal;
Restauração de sua feminilidade;
Empoderamento do seu papel de mulher diante de uma sociedade machista, patriarcalista, feminofobista e tradicionalista.
Portanto, a cliente transcende à tudo aquilo que já nos está imposto, à uma moral falida e a um pudor de conduta e princípios duvidosos. E, além disso, ela ainda conseguirá sair com um ensaio fotográfico fabuloso e de qualidade inquestionável.
Sendo assim, fica claro entender porque o AmanheSer jamais será um projeto única e exclusivamente fotográfico; ele surge para extravasar as bordas e contextos limitados de tais legados sexistas.
Por Edson Dantas.
Comments